Conhecer o passado para entender o presente e melhorar o futuro. Aprendizado!
Viver e Aprender. Aprendizado Constante!
Costumo dizer aos meus alunos que minhas aulas são momentos de troca.
Quizera todo ser humano compreendesse essa magia!
O ator que humildemente reconhece essa necessidade de buscar conhecimento a cada piscar d'olhos, consequentemente passará por um aprimoramento técnico que reflitirá diretamente em sua vida e em seu trabalho.
Há um ditado popular que, sabiamente explica esse processo de evolução e amadurecimento do ator e de qualquer ser humano: "Sábio é aquele que sabe o quanto tem a saber!"
Aos jovens atores que estão chegando, peço encarecidamente que tomem para si esta lição.
Não sei tudo, nem sou dona da razão, apenas senti o desejo de lançar aqui um ponto de reflexão, ando cançada de ver e ouvir alguns colegas equivocadamente cuspirem textos magníficos sem a menor noção do que estão dizendo.
Outros batem no peito e dizem: "Quer saber mais que eu que trabalhei com 'fulano', 'cicrano' e 'beltrano'?"
A formação do ator é a vida no palco e fora dele, é aquilo que ele, o ator, pensa, analisa, processa e deixa transparecer em tudo o que produz e não o que outros ditam como regra!
Beber da Fonte? Perfeito, que se embreaguem! No entanto, há que se tomar cuidado para não enaltecer desmerecidamente quem só tem discursos utópicos.
O meu enorme respeito a todos que vivem da arte, a todos que buscam o Conhecimento Constante, àqueles que descobrem novas vertentes, novas linguagens e novos meios de difundir nossa arte!
Aos colegas que acreditam que viver de arte é apenas manter-se belo e decorar duas ou três frases de um famoso qualquer, minha dica é: Estudem a vida e obra deste qualquer que fora escolhido para ser citado como por acaso e saberão o quanto ainda tem a aprender sobre ele, sobre outros, sobre si, sobre teatro e, principalmente, sobre vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário