quinta-feira, 19 de maio de 2011

Juramento do Ator

Prometo que no cumprimento do meu dever como ator,
não me deixarei cegar pelo brilho do egocentrismo,
nem pelo excessivo brilho da exposição e glamour;
Prometo não esquecer jamais que trabalho para o homem
e para o bem da mente humana, levando reflexão
e não somente entretenimento;
Respeitarei a natureza humana e aceitarei as críticas
como forma de evolução profissional;
Trabalharei com as emoções sempre de forma consciente e respeitosa;
Serei generoso, companheiro e ético em cada elenco que eu venha integrar;
Dividirei com todos os merecedores de direito os aplausos à mim concedidos;
Respeitarei eticamente as intenções do autor e os designos do encenador;
E por fim, me colocarei generosamente a disposição das minhas personagens
para que entreguem as mensagens, eternizem minha arte
e eu possa humildemente receber os louros do meu trabalho
e estar em paz com Deus,
com o Homem e com Minha Mente Criativa.

6 comentários:

Naelba Aphonso disse...

Pessoal, escrevi o "Juramento do Ator" para ser usado mesmo em formações acadêmicas, posto que a maioria das áreas possuem seus Juramentos e a nossa é mais carente já que dificilmente realizamos um evento de Formatura tradicionalmente. No entanto, agradeço aqueles que agem da boa fé e da ética e não modificam meu texto. Grata, Naelba Aphonso.

RONYATOR disse...

oi
Quem é o autor desse texto?

Genival Ferreira de Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Genival Ferreira de Miranda disse...

É necessário que se realize a "Festa Baco" e o ritual de iniciação com o Juramento. No nosso projeto de Iniciação Teatral sempre fazemos e entrega de certificados.

Naelba Aphonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naelba Aphonso disse...

Quanto a "Festa Baco", nem todas escolas a realizam. No mais, me referia a uma conclusão de curso (Formatura Tradicional), da qual nem todas as escolas optam por realizarem, em geral realizam um espetáculo ao invés de uma Colação de Grau e/ou algo parecido. Grata.

Postar um comentário